Produto digital é um tipo de produto que é entregue e consumido de forma eletrônica. Geralmente disponibilizado por download ou acesso online, e pode incluir diversos tipos de conteúdo, como softwares, e-books, vídeos, cursos online, entre outros.
Uma das principais vantagens dos produtos digitais é a facilidade de distribuição. Ou seja, sem o transporte físico e com a disponibilização instantânea, funciona muito bem para uma audiência global. Além disso, os custos de produção e distribuição são geralmente menores em comparação com produtos físicos, tornam os produtos digitais mais acessíveis para um público maior.
Tipos de produtos digitais
Os produtos digitais podem assumir diversas formas, tais como aplicativos móveis, softwares, jogos, ebooks, músicas, filmes, vídeos, cursos online, entre outros.
Os produtos digitais também permitem uma personalização e interatividade muito maiores do que os produtos físicos. Ao oferecer uma experiência de aprendizado personalizada, produtos como os cursos online são adaptados às necessidades individuais de cada aluno. Softwares podem ser atualizados regularmente com novas funcionalidades e correções de bugs, melhorando constantemente a experiência do usuário. Essa flexibilidade permite que as empresas ofereçam um produto que melhor atenda às necessidades do consumidor.
Portanto, esses produtos são criados visando fornecer soluções. Bem como, entretenimento, educar, informar ou fornecer qualquer tipo de valor para seus usuários.
Quem produz é infoprodutor?
Sim, um infoprodutor é uma pessoa ou empresa que idealiza, produz e vende produtos digitais. O mercado de infoprodutos tem crescido bastante nos últimos anos, já que é uma forma acessível e conveniente para as pessoas adquirirem conhecimento e habilidades específicas em diferentes áreas, sem precisar investir em cursos presenciais ou materiais físicos.
Os infoprodutores têm a vantagem de poder trabalhar remotamente e atingir uma audiência global sem limitações geográficas. Além disso, eles podem criar produtos digitais com baixo custo de produção e distribuição, o que pode gerar altas margens de lucro.
Melhores plataformas para vender produto digital em 2023
Hotmart: é uma das principais plataformas de venda de produtos digitais no Brasil. Portanto, com ela é possível criar e vender cursos online, e-books, palestras em vídeo, entre outros. A plataforma oferece diversas ferramentas para ajudar o infoprodutor a criar, divulgar e gerenciar seus produtos, além de contar com uma rede de afiliados que podem ajudar a promover os produtos para um público maior.
Freela Web: plataforma brasileira voltada para vender de produtos digitais e serviços digitais incluindo cursos online, e-books, palestras em vídeo, webinars, entre outros. Assim como a Hotmart, a Eduzz oferece diversas ferramentas para ajudar o infoprodutor a criar, divulgar e gerenciar seus produtos, além de contar com uma rede de afiliados para ajudar na divulgação.
Monetizze: é uma plataforma de venda de produtos digitais que também conta com ferramentas para criação, divulgação e gerenciamento de produtos. Além disso, a Monetizze oferece serviços como gestão de pagamentos, emissão de notas fiscais e suporte ao cliente. A plataforma é utilizada por infoprodutores vendem produtos em nichos específicos, tais como: saúde, emagrecimento e finanças.
Por fim, essas três plataformas são bastante populares no Brasil e podem ser uma ótima opção para quem deseja vender produtos digitais na internet. Cada uma delas tem suas próprias características e vantagens. Bem como, o ideal é avaliar qual delas melhor atende às suas necessidades como infoprodutor.
Meu talento é auxiliar empreendedores a criarem suas marcas e sites profissionais, para terem vida própria e sejam cada vez mais fortes no mercado. Conceituando criativamente de forma autêntica. Construindo novos espaços nos canais digitais e físicos. E executando ações estratégicas de marketing com SEO para alcançar resultados.