Nesta segunda-feira (24 de abril), as agências de promoção do Brasil e Portugal assinaram um memorando de entendimento. Para promover a cooperação econômica entre os dois países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). O acordo também visa impulsionar o desenvolvimento e a internacionalização de startups e a promoção de pequenas e médias empresas.
De acordo com o governo brasileiro, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações do Brasil (Apex-Brasil) e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (Aicep) pretendem envidar esforços para desenvolver iniciativas de promoção de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal. Contribuindo para a crescente internacionalização das respectivas empresas e dinamização dos fluxos bilaterais de comércio e investimentos.

Segundo comunicado da Apex-Brasil, a cooperação entre as duas agências de promoção tem como base os princípios do benefício, igualdade e respeito mútuo de soberania plena. E conforme as leis e regulamentos vigentes. Além disso, com o acordo Brasil Portugal, as agências pretendem cooperar em iniciativas conjuntas em mercados terceiros. Nomeadamente em regiões com as quais já exista um relacionamento econômico relevante.
O que prevê o Acordo Brasil Portugal?
O memorando prevê três frentes prioritárias de cooperação. A primeira delas é interessante, a promoção do desenvolvimento e internacionalização de startups. Com projetos de empreendedorismo com elevado potencial de crescimento e base tecnológica identificados em ambos os países. A colaboração mútua e os incentivos criados pelos respectivos países permitirão às empresas portuguesas desenvolver seus negócios no Brasil. Sendo assim, habilitando empresas brasileiras a desenvolver ações em Portugal e no mercado europeu.
A segunda frente é o incremento da cooperação econômica e comercial por meio da coordenação institucional, de interagências, nos mercados dos países da CPLP, por meio da partilha de informações. Bem como, boas práticas, ações de capacitação e formação e criação de medidas que aumentem a competitividade e a segurança econômica para empresas e empresários de ambos os países.
Por fim, a terceira frente do acordo é a promoção e desenvolvimento de negócios entre pequenas e médias empresas de ambos os países. Essas empresas representam um significativo número de postos de trabalho e entre as ações previstas estão a troca de informações sobre os mercados português e brasileiro. Como a realização de webinars, palestras e seminários sobre as oportunidades no mercado português e europeu, eventos presenciais ou virtuais de capacitação e promoção comercial. E a realização de rodadas de negócios presenciais ou virtuais.
Um acordo de cooperação econômica
Em suma, o acordo bilateral entre o Brasil e Portugal representa uma importante iniciativa para impulsionar a cooperação econômica entre os dois países da CPLP, bem como promover a internacionalização de empresas e startups brasileiras e portuguesas. Dessa forma, o memorando assinado pelas agências de promoção representa um marco histórico na relação entre Brasil e Portugal. Bem como, o potencial de gerar benefícios para ambos os países.
Com informações de Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Meu talento é auxiliar empreendedores a criarem suas marcas e sites profissionais, para terem vida própria e sejam cada vez mais fortes no mercado. Conceituando criativamente de forma autêntica. Construindo novos espaços nos canais digitais e físicos. E executando ações estratégicas de marketing com SEO para alcançar resultados.